an abstract photo of a curved building with a blue sky in the background

App mobile Yapay

Este foi um dos primeiros trabalhos de design interface que fiz em minha carreira de UX. Um app que nascia voltado para os lojistas que utilizavam a solução de pagamentos Yapay, para que pudessem consultar informações rápidas sobre saldo e seus recebíveis de vendas.

O App mobile Yapay nasceu com o objetivo de possibilitar o acesso rápido via smartphone às principais informações de vendas para o lojista. Dessa forma, ele consegue acompanhar o desempenho de seu negócio e tomar decisões sem precisar estar fisicamente na empresa ou com um computador por perto. Com o app também é possível enviar links de pagamento para vendas que não são feitas através de uma plataforma de e-commerce, facilitando o recebimento de pagamentos para pequenos empreendedores que ainda não possuem uma loja virtual.

Para este projeto, desenvolvi toda a interface e fluxos de usuário, além dos textos que compõem a interface.

Envio de link de pagamento

Uma das funcionalidades mais pedidas pelos clientes para ser implementada no app foi o link de pagamento.

Sendo assim, criamos um fluxo de envio de link que fosse rápido e intuitivo e com apenas duas telas: uma tela para configurar valor, descrição e forma de pagamento, e a outra tela com a opção de copiar ou compartilhar nas redes sociais o link gerado.

Fluxo de envio de link de pagamento

Vitrine de produtos

Tendo em vista o avanço da pandemia de coronavírus no início de 2020, o time de Produtos viu a oportunidade da criação de uma nova funcionalidade para o app: a vitrine de produtos.

Através da vitrine, qualquer pessoa poderia vender seus produtos e serviços de forma online e segura. O cadastro de produtos na vitrine é bem simples e foi pensado principalmente em pequenos empreendedores que ainda não haviam digitalizado suas vendas: basta selecionar até 3 fotos por produto, informar o nome, descrição e preço.

Também é possível gerenciar valor fixo para frete e regiões atendidas, bem como dados de contato da loja e personalização (logo + URL com nome da loja). Para a vitrine, não há gerenciamento de estoque.

O custo para utilização da vitrine é apenas a taxa de processamento do pagamento das vendas, dispensando qualquer tipo de mensalidade.

Etapas para criação da vitrine

  • Na tela da landing page da vitrine (tela 2) há um botão “Criar vitrine” logo abaixo do banner;

  • Ao clicar para criar a vitrine, o usuário é direcionado para a tela 3, no qual deverá informar o nome da loja que será aproveitado para a personalização da URL;

  • Após definir o nome, é a vez de adicionar o logo da loja (telas 4 e 5);

  • Caso o lojista não tenha logo, ele pode clicar em “adicionar logotipo depois” e será direcionado para a tela de sucesso (tela 6). Nesse caso, no lugar no logo será exibido apenas o nome da loja (canto superior esquerdo da home da vitrine).

Adicionando produto na vitrine

  • No gerenciador, clicar em “Adicionar produto”;

  • Na tela seguinte, selecionar até 3 fotos e informar nome do produto, descrição e preço (tela 2). Para selecionar uma foto, o usuário poderá usar uma imagem da galeria do dispositivo ou então tirar uma foto na hora (tela 3);

  • Após preencher todas as informações, é só clicar em “Adicionar produto”.

Infelizmente este app foi descontinuado e retirado das lojas cerca de 3 anos após seu lançamento devido a mudanças nos direcionamentos estratégicos da diretoria de Produtos na empresa.